Sábado, 20 de Fevereiro de 2010

Sindicato da Hotelaria acusa grupo Pestana de "assediar" trabalhadores das Pousadas encerradas

O Sindicato da Hotelaria e Turismo acusou hoje o grupo Pestana de "assediar" os trabalhadores de dez Pousadas de Portugal temporariamente encerradas, promovendo a sua "transferência forçada" para outras unidades da rede ou o gozo de férias adiantadas.

Segundo a direção do sindicato - que sexta feira promove uma conferência de imprensa, no Porto, para denunciar a situação - "esta atitude de assédio sobre os trabalhadores está a causar situações sociais graves".

Contactada pela agência Lusa, a diretora de comunicação do grupo Pestana, Patrícia Reimão, negou qualquer "assédio", garantindo que as transferências estão previstas no acordo de empresa e salientando que o objetivo é garantir a viabilidade das pousadas.

Em comunicado, o sindicato garante, contudo, que "há trabalhadores de baixa médica, a ser medicados e a receber apoio psiquiátrico", outros que "já aceitaram várias transferências/deslocações forçadas e destruíram a sua vida pessoal e familiar" e outros ainda que, "ameaçados de despedimento, aceitaram rescindir o seu contrato individual de trabalho sem receber qualquer indemnização ou recebendo valores muito abaixo dos previstos na lei".

Adicionalmente, alguns funcionários de "há dezenas de anos" nas pousadas foram "vítimas de processos disciplinares e despedidos só porque recusaram aceitar transferências forçadas que colocavam em causa a sua vida pessoal e familiar".

Segundo o sindicato, este ano o grupo Pestana "decidiu encerrar 10 pousadas na época baixa alegando, em regra, a existência de obras: São Brás de Alportel, Elvas, Sousel, Santa Clara, Óbidos, Ria, Alijó, Bragança, Guimarães (Oliveira) e Cerveira".

"Aos trabalhadores destas unidades é solicitada a sua deslocação/transferência temporária para outras pousadas ou então o gozo de férias adiantadas, folgas trabalhadas, feriados e horas suplementares que não foram pagas", refere.

A diretora de comunicação do grupo Pestana confirmou à Lusa que as pousadas em causa "estão ou estiveram de facto fechadas, quase todas para obras de manutenção", tendo-se optado pelo encerramento durante a época baixa para minimizar os prejuízos.

Segundo adiantou Patrícia Reimão, as unidades de Ria e de Bragança já fizeram obras e reabriram no início deste mês", enquanto Óbidos reabre a 01 de março e Elvas, Santa Clara, Alijó, Guimarães e Sousel abrem a 01 de abril".

"Em S. Brás [de Alportel] e Cerveira as obras estão em [processo de] licenciamento, pelo que não há ainda data de abertura", acrescentou.

Salientando que "o acordo de empresa prevê que os trabalhadores possam ser deslocados para outras unidades", a responsável salientou que o grupo Pestana "tenta ao máximo que as transferências ocorram por um curto período de tempo" e para pousadas não muito distantes.

"Não há qualquer assédio aos trabalhadores. O que estamos é a tentar melhorar as unidades, de modo a que sejam rentáveis, até porque só assim podemos garantir os postos de trabalho", sustentou.

18 de Fevereiro de 2010 | 16:56
agência lusa


publicado por M!ro às 00:12
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Novembro 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. entregas

. Primavera

. censos

. Libia

. a maioria dos egípcios te...

. Egito (segundo o novo aco...

. Jesus / Vilas

. ?!

. Sousel: Investimento de 9...

. "Brinquedo Solidário" em ...

. FMI ou aquecedor?

. greve geral

. Nato

. FMI

. chuva

. Preciisamos da sua ajuda!...

. oe 2011

. mineiros

. I Concurso de Cernelhas e...

. Inundações e quedas de ár...

.arquivos

. Novembro 2012

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2008

. Agosto 2008

. Março 2006

.tags

. todas as tags

.favoritos

. Patrica Supermercados

. Espinhoso - sousel

. É já dia 20...

. Tasca do Xico

.subscrever feeds